Desmistificando o transporte para sua estratégia logística
O transporte é um dos itens fundamentais quando falamos de estratégia logística, ele tem papel essencial no desempenho de diversas vertentes no atendimento ao cliente, além disso, ele ainda é capaz de reduzir custos.
Desmistificando o transporte para sua estratégia logística
Há décadas o transporte de cargas é utilizado para suprir as necessidades dos consumidores e mesmo com a atual tecnologia, o transporte de cargas continua sendo essencial para atingir o objetivo logístico de entrega.
E para uma estratégia logística ser mais eficiente, ela deve ser integrada, ou seja, coordenada por um setor que tenha a visão macro do negócio, desde a origem dos produtos até a entrega final. A logística integrada é dividida em três áreas: administração de materiais, movimentação de materiais e distribuição física.
O transporte representa a maior parte dos custos em uma estratégia logística, cerca de 60% das despesas na maioria das organizações. As funções principais do transporte em uma estratégia logística são a capacidade de carga, a utilidade de lugar e o ganho de tempo.
As principais exigências do mercado geralmente estão ligadas ao serviço de transporte, principalmente quando se trata de pontualidade, flexibilidade, variação de produtos em uma mesma carga, gerenciamento de danos, riscos, roubos e confiabilidade.
Por fim, o grande benefício do transporte na estratégia logística é seu custo benefício e sua capacidade de ser um diferencial competitivo para qualquer negócio. No Brasil, apesar de iniciativas como a privatização de ferrovias e portos, o modal rodoviário ainda é predominante na matriz de transporte.